sábado, 4 de julho de 2009

Aplicação da Contabilidade


A Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas (são organizações que reúnem elementos: pessoas, Patrimônio, Titular, ação administrativa e fim determinado), até mesmo pessoas de Direito Público (constituídas com o Capital do Governo – Caixa Econômica Federal, Correios, etc.), como a União, os Estados, os Municípios, etc.

A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certos ramos de atividade ou setor da economia).

Exemplos:

Comerciais, denomina-se Contabilidade Comercial;

Contabilidade comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.

Historicamente, foi um dos primeiros ramos da Contabilidade, o que fez com que o caduceu, o bastão do deus grego do comércio Hermes, fosse adotado como um símbolo da Contabilidade

Caduceu

Industriais, denomina-se Contabilidade Industrial;

Chama-se Contabilidade industrial à Contabilidade Analítica ou de Custos.
Esta trata e identifica no processo de produção os vários centros de custos que contribuem para o produto final. Custos de mão de obra, custos energéticos, custo da matéria prima e de bens subsidiários, custo de transportes, ou por outra via, os custos de cada fase do fabrico, como custos de produção, da tintagem, da embalagem, da comercialização, do marketing, etc.
Só através desta contabilidade é que se sabe qual o custo final do produto, onde é possível reduzi-lo para torná-lo mais competitivo, etc.

Públicas, denomina-se Contabilidade Pública;

A Contabilidade Pública é o ramo da Contabilidade que se dedica ao estudo do Patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo Direito Público Interno. A Contabilidade Pública, também chamada de Contabilidade Governamental, não deve ser confundida com a Contabilidade Social, pois esta é uma disciplina da Economia, cujo objeto são as chamadas contas nacionais, como por exemplo, o PIB - Produto Interno Bruto, cuja metodologia desenvolvida pela ONU faz uso do universal método das partidas dobradas.

No Brasil, a Contabilidade Pública advém diretamente da legislação. O principal dispositivo legal é a Lei 4.320/64, embora na sua maior parte ela traga regulamentação orçamentária e financeira -e não patrimonial ou contábil.

Bancárias, denomina-se Contabilidade Bancária;

Falarei depois desta.

Hospitalares, denomina-se Contabilidade Hospitalar;

Falarei depois desta.

Seguros, Denomina-se Contabilidade Securitária etc.

Falarei depois desta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário